Guia de Pontuação
GUIA DE PONTUAÇÃO E PRÊMIOS

Com tantos vinhos no mercado, reconhecer a qualidade de cada rótulo é um desafio. Por isso, compreender o que cada avaliação e pontuação significa pode ser uma grande ajuda na hora de escolher o vinho ideal. 
As notas atribuídas aos vinhos degustados são feitas a partir da avaliação das características organolépticas dos vinhos, geralmente em grupo e às cegas (sem saber que vinhos são) sob os aspectos visual, olfativo e gustativo.



Decanter (DEC) - Revista Inglesa

Pontuação: 50 a 100 pontos.
A revista inglesa Decanter Magazine promove desde 2004 a Decanter World Wine Awards (DWWA). Esse concurso pontua os vinhos de todo o mundo, seguindo o sistema de 50 a 100 pontos. 
Além das notas, a publicação prestigia os vinhos com medalhas de ouro, prata e bronze, os separando em categorias.



 

Gambero Rosso (GR) - Guia de Vinhos da Itália mais completo no mundo

O sistema avalia com até 3 Bicchieri (taças) os vinhos degustados.
Aqueles que receberem até 10 vezes os tre bicchieri em seus vinhos, recebem uma Stella (estrela).



 

 

Robert Parker (RP) – Jornalista 

Pontuação: 50 a 100 pontos aos vinhos degustados.
Robert Parker é o pioneiro em sistemas de pontuação. Ele criou seu próprio método e passou a publicar em sua revista Wine Advocate as notas dos vinhos que consumia. Parker se tornou um dos mais importantes críticos especializados.

No sistema Robert Parker, os vinhos pontuados se dividem em seis categorias:

  • Excepcionais: 96 a 100
  • Excelentes: 90 a 95
  • Muito bons: 80 a 89
  • Médios: 70 a 79
  • Abaixo da média: 60 a 69
  • Inferiores e inaceitáveis: 50 a 59




Jancis Robinson (JR) – jornalista Master of Wine 

Pontuação: 12 a 20 pontos aos vinhos avaliados.
A jornalista britânica Jancis Robinson se tornou uma das mais célebres críticas e pontuadoras de vinhos do mundo. Seu prestígio é tanto que ela se tornou conselheira da adega da Rainha Elizabeth II. Seu sistema de pontuação é único, criado por ela, com notas de 12 a 20 pontos.   


 



Wine Spectator (WS) – revista americana mais famosa do mundo

Pontuação: 50 a 100 pontos aos vinhos degustados.
A revista norte-americana pontua vinhos do mundo todo. O sistema de pontuação também é o 50 a 100 pontos, criado por Robert Parker. A revista elege vinhos em categorias específicas, além das notas, como rótulos os melhores do ano, os altamente recomendados e melhores valores.


 

Guia Descorchados - Vinhos sul-americanos 

Pontuação: as notas variam de 0 a 100 pontos e a cada ano são realizadas novas avaliações.
Guia anual impresso que pontua exclusivamente vinhos da América do Sul, contemplando Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Também usa o sistema de 50 a 100 pontos. O guia dá as notas e também publica listas com os melhores de cada país em categorias distintas.


 




Guia Penin - Guia espanhol

Pontuação: 50 a 100 pontos aos vinhos degustados
O Guía Peñin é especializado em vinhos espanhóis sendo publicado anualmente. Ele usa o sistema de 50 a 100 pontos, mas só divulga no guia impresso os rótulos que receberam a partir de 80 pontos. Os demais são divulgados no site.




James Suckling

Pontuação:  65 - 100 pontos aos vinhos degustados.
James Suckling é um crítico de vinhos e jornalista americano que passou 30 anos escrevendo para a revista europeia Wine Spectator, chegando ao posto de editor sênior e chefe da redação. Em 2010, Suckling lançou o site www.jamessuckling.com, que se firmou como uma grande referência para quem acompanha o mundo do vinho.
Pelas contas do próprio crítico, ele já degustou até hoje, mais de 200 mil rótulos!
Seu site também é recheado de conteúdo relacionado às vinícolas e produtores, com foco especial na Itália, Bordeaux, Espanha, Chile, Argentina, Napa Valley, Austrália e Nova Zelândia.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Empresa Tray