
TINTO

ITÁLIA

2017

14%
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
Ornellaia é o primeiro vinho da casa e o que representa o terroir em sua maior magnitude. Um blend de Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot. Os cachos são colhidos à mão em caixas de 15kg e depois selecionados em uma mesa de classificação dupla, antes e depois do desengace, e finalmente esmagados suavemente. Cada variedade de uva e cada parcela do vinhedo são vinificadas separadamente. A fermentação ocorre em tanques de aço inoxidável a temperaturas entre 26-30 ºC por duas semanas, seguidos por 10 a 15 dias de maceração nas cascas. A fermentação malolática acontece principalmente em barricas de carvalho, 70% novas e 30% usadas uma vez apenas. Após estas fases, o vinho permanece por 18 meses em barricas situadas em uma adega com temperatura controlada. Após os primeiros 12 meses de maturação os vinhos são agrupados e então retornam para a barrica para ficar por mais 6 meses. Após o engarrafamento o vinho envelhece por mais 12 meses antes de serem lançados no mercado.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Tipo
Tinto

Safra
2017

Teor Alcoólico
14%

País
Itália

Região
Toscana

Vinícola
Tenuta Dell Ornellaia

Temperatura de Serviço
16 - 18 Cº

Guarda
15 anos

Decanter
Sim

Maturação
A fermentação malolática acontece principalmente em barricas de carvalho, 70% novas e 30% usadas uma vez apenas. Após estas fases, o vinho permanece por 18 meses em barricas situadas em uma adega com temperatura controlada. Após os primeiros 12 meses de maturação os vinhos são agrupados e então retornam para a barrica para ficar por mais 6 meses. Após o engarrafamento o vinho envelhece por mais 12 meses antes de serem lançados no mercado.

Castas
Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot
VEDANTEAglomerada

TAÇA001 Riedel
ANÁLISE SENSORIAL

Análise visual
Rubi intenso com reflexos violáceos

Análise olfativa
Intensidade
Baixa

Alta
Evolução
Primário

Terciário
Descrição
Frutas vermelhas e pretas maduras, como cerejas, groselhas e ameixas, notas de especiarias, como pimenta-preta e cravo-da- Índia, além de toques defumados, de chocolate, tabaco e terrosos.

Análise gustativa
Intensidade
Baixa

Alta
Acidez
Baixa

Alta
Tanino
Baixa

Alta
Corpo
Leve

Encorpado
Persistência
Curta

Longo
Descrição
Encorpado, com taninos firmes e ótima acidez. Seu final é marcado por frutas maduras, especiarias, além de toques tostados e terrosos.

Culinária

Bovina e caça

Grana Padano

Trufas negras e Trufas brancas

Massas e Arroz

Pimenta branca, canela, alegrim e manjericão

Sugestão de prato: Confit de Pato, Trufas brancas com purê
44
- Anônimo

R$ 0,00
Deixe seu comentário e sua avaliação